en-USpt-PT
Language
Search
× Search



 


ÉVORA, cidade histórica no coração do Alentejo, é herdeira de um rico e variado património cultural, construído e preservado ao longo do tempo. Fundada (ou refundada) pelo povo romano e por este denominada Ebora Liberalitas Iulia, a cidade foi a praça-forte que alicerçou, no Além-Tejo, a formação do novo reino de Portugal durante a Reconquista cristã peninsular do séc. XII. Após a consolidação das fronteiras com Castela, vários reis aqui fixaram a sua corte, particularmente na período das descobertas marítimas. O património histórico e artístico que hoje se preserva na cidade resultou em boa medida dessa longa permanência da corte. O conjunto monumental que esses tempos áureos legaram à cidade, em harmonia com o tecido urbano de cariz popular, estão na base da classificação de Évora como Património Cultural da Humanidade, desde 1986.                       

Além deste património único no país, a região em torno de Évora tem muito mais para oferecer ao visitante. É o caso da singular paisagem arqueológica megalítica, uma das mais antigas e monumentais da Europa, perfeitamente integrada na paisagem rural envolvente, de que o recinto megalítico dos Almendres é o expoente máximo.

Seja no entretecido das ruas medievais, na exuberância de palácios, mosteiros e igrejas, nos espaços de convívio e de degustação dos requintados paladares da cozinha tradicional, Évora esconde o encanto próprio das cidades antigas. Mas sobre essa matriz histórica ela reassume-se, novamente, como polo de desenvolvimento regional face aos grandes desafios do futuro através da criação de grandes equipamentos, da aposta na qualificação de produtos e serviços de excelência na área do Turismo, da intensa oferta cultural, a par da criação de infra-estruturas urbanas que dão prioridade ao bem estar dos seus habitantes.

Por todas estas razões o turista e visitante encontrará em Évora um excepcional património cultural, coexistindo, em harmonia, com os melhores padrões de qualidade de vida do país. Motivos sobejos para não deixar de a conhecer, descobrir e, seguramente, desejar voltar.

 

 

 

NOTÍCIA

Feira de S. João mostra Turismo Cultural

Uma das novidades deste ano na Feira de S. João, a decorrer de 23 de junho a 3 de julho, é a realização de uma Mostra de Turismo Cultural no jardim público. O objetivo é dar a conhecer a dinâmica do turismo em Évora, com a participação de empresas e instituições que desenvolvem atividades e negócios na área do turismo cultural.

Constatando a importância crescente do turismo na cidade que está a comemorar 30 anos da sua classificação como Património Mundial, a Câmara de Évora pretende fazer disso reflexo no grande encontro anual da cidade consigo própria que é a Feira de S. João.

Lançado o desafio aos agentes deste setor de atividade a resposta foi entusiasta e está, assim, preparada a 1ª Mostra de Turismo Cultural na Feira de S. João. Da avaliação desta experiência dependerá a sua reedição e eventual desenvolvimento.

Esta expo é animada por um programa próprio de espetáculos, sempre entre as 20h30 e as 21h30. Conta com a presença de mais de duas dezenas de empresas e instituições, num leque diversificado que envolve, por exemplo os Vinhos do Alentejo, a Ervideira, a Confraria da Moenga, o Curso de Turismo da Universidade de Évora, o Évorahotel e o Mar de Ar hotels, a AlentApp ou Associ’Arte, entre muitas outras.

Para além dos 11 dias de presença, a Feira do Turismo Cultural irá oferecer, todas as noites, a antecipação aos espetáculos do Palco Principal. Do programa para esta zona do jardim público, destacam-se as atuações do Grupo Coral “Os Alentejanos”, Ana Bicho (Musica Alentejana e Fado), Paulo Pires (Grupo de Acordeãos), Pedro Mestre (viola Campaniça), Mercedes Prieto, Antonio Bexiga (Campaniça e Marionetas), os Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho, ou o Grupo Coral “Os Almocreves”. Uma Aula de Zumba e artesanato ao vivo pelo “Os Chocalhos Pardalinho”, são outras propostas que pretendem surpreender quem aceitar o convite para descobrir Turismo Cultural na Feira de S. João 2016.



Destaques

Sabia que...

Eventos