en-USpt-PT
Language
Search
× Search

... o Cromeleque dos Almendres é o monumento Megalítico mais importante de toda a Península Ibérica?
C.M. Évora
/ Categories: Sabia que

... o Cromeleque dos Almendres é o monumento Megalítico mais importante de toda a Península Ibérica?

... o Cromeleque dos Almendres é o monumento Megalítico mais importante de toda a Península Ibérica?  

O Cromeleque dos Almendres é um monumento megalítico que está situado numa encosta voltada a nascente, na freguesia de Nossa Senhora de Guadalupe, concelho de Évora, Distrito de Évora.

Trata-se do monumento megalítico mais importante de toda a Península Ibérica, não só devido à sua dimensão, mas também, devido ao seu estado de conservação.   

O recinto megalítico dos Almendres, um dos maiores monumentos públicos da humanidade, constitui o maior conjunto de menires estruturados da Península Ibérica. Este monumento megalítico inicialmente era constituído por mais de uma centena de monólitos.

A sua escavação permitiu a deteção de várias fases construtivas ao longo do período Neolítico (V e IV milénios a. C.), até alcançar aspeto semelhante ao hoje apresentado: 92 menires com diferentes formas e dimensões, desde pequenos blocos rudemente afeiçoados, outros maiores que deram ao local o nome de Alto das Pedras Talhas. Formaram dois recintos erguidos em épocas distintas, geminados e orientados segundo as direções equinociais. Uma dezena de monólitos está decorada exibindo relevos ou gravuras.  

Este foi um monumento com funções religiosas e, provavelmente um primitivo observatório astronómico. O monumento está situado na Herdade dos Almendres, propriedade de José Manuel Neves.

O Cromeleque foi oficialmente reclassificado como Monumento Nacional em 2015. Até esta data, o recinto megalítico dos Almendres – também popularmente conhecido como “Monte das Pedras Talhas”, estava classificado desde Dezembro de 1975 como imóvel de interesse público.   

Em termos futuros, o monumento nacional aguarda a classificação como Zona Especial de Proteção (ZEP).

Print
1661 Rate this article:
5.0

Please login or register to post comments.